ordenar por:

Perclorato - A substância é usada na fabricação de combustível para foguetes, mas também pode ser aplicada em fertilizantes e herbicidas, sendo capaz de contaminar a produção de alimentos, até mesmo o leite de animais. Ao entrar em contato com o corpo humano, o perclorato compete com o iodo, nutriente necessário para que a glândula da tiróide produza hormonas, alterando o metabolismo normal ou o desenvolvimento cerebral em crianças.

Vista 156 vez | 0 comentário

Atrazina - A atrazina é um herbicida frequentemente utilizado em culturas de milho nos países do continente americano capaz de contaminar água potável. A substância está associada a um maior risco de tumores na mama, puberdade tardia e inflamação na próstata entre animais, mas também há evidências de que esteja ligada ao cancro na próstata em seres humanos.

Vista 135 vez | 0 comentário

Compostos perfluorados - São substâncias amplamente usadas na fabricação de panelas antiaderentes e embalagens de alimentos. Testes feitos nos Estados Unidos mostraram que 99% dos americanos apresentam o composto no organismo. A exposição à substância é associada a uma pior qualidade do espermatozóide, baixo peso do bebé ao nascer, doenças renais e da tiróide, além de hipertensão.

Vista 178 vez | 0 comentário

Dietilenoglicol - É um composto químico usado como solvente de tintas, produtos de limpeza e cosméticos. A União Europeia já classificou a substância como prejudicial à fertilidade, além de um fator de risco para alergias e asmas em crianças.

Vista 140 vez | 0 comentário

Dioxina - A dioxina é formada a partir da combustão que acontece com uma série de processos industriais. No corpo humano, afeta a sinalização das hormonas sexuais tanto nos homens como nas mulheres. Para evitar esta substância, deve reduzir o consumo de alimentos propícios a serem contaminados pela dioxina nas indústrias. São eles peixes, carnes, leite, ovos e manteiga.

Vista 154 vez | 0 comentário

Aldeia de Lamas D´Olo

Parque Natural do Alvão , Mondim de Basto. Foto de Justino Andrade

Vista 570 vez | 0 comentário